Motores de embarcações movidas a energia solar podem se tornar realidade no Brasil

Motores de embarcações movidas a energia solar podem se tornar realidade no Brasil

Motores de embarcações movidas a energia solar podem se tornar realidade no Brasil

 

A tecnologia de motores de embarcações movidas a energia solar já é realidade em alguns países no mundo!  Os motores elétricos alimentados por baterias carregadas por painéis solares também estão chegando ao Brasil. Dentro de cinco a dez anos, o Brasil pode chegar ao nível de países como França e Suíça, que atualmente são líderes no desenvolvimento e uso de embarcações com motores menos poluentes.

As embarcações solares, como costumam ser chamadas, tem como principal objetivo combater a poluição.  Optando pelo uso da energia solar, haverá grande redução da contaminação das águas, bem como, na emissão de gases de efeito estufa na atmosfera através do uso de combustíveis comuns. Tem países na Europa, por exemplo, que estão cogitando proibir barcos de propulsão com sistema de combustão porque, quando ocorre vazamento de combustíveis, lagos e rios são diretamente poluídos.

É fato que usar a energia solar como “combustível” para embarcações, seja no Brasil ou em outros países gera grande economia além da preservação do meio-ambiente. A grande vantagem do Brasil é a quantidade de sol que atinge o país, ao contrário das nações europeias. A incidência solar brasileira é ideal para adoção das embarcações solares. Muitas pesquisas estão sendo feitas para aprimorar projetos de barcos solares e assim transmitir mais segurança para interessados.

Os motores solares poderiam ser utilizados no Brasil, primeiramente em embarcações pequenas e médias, como por exemplo, para transporte de passageiros. Por se tratar de uma tecnologia em desenvolvimento, o custo inicial pode ser alto, porém fica vantajoso com o tempo de operação da embarcação.

Caso o uso e a produção industrial sejam ampliados o custo dos motores solares podem diminuir, como aconteceu com os próprios painéis solares, que atualmente estão com preços mais acessíveis se tornando mais vantajoso para instalação em casas, empresas e industrias. No Brasil essa engenharia ainda é pouco explorada, porém isso em breve pode mudar com as iniciativas de pesquisas e projetos que estão surgindo.

A UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro vai apresentar em Setembro no município de Armação dos Búzios, Região dos Lagos, o Desafio Solar Brasil, com alguns protótipos e conceitos do barco solar, suas capacidades e outras características do mesmo. Em 2014, no Brasil, o Instituto Ekko Brasil – IEB, junto com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, recebeu uma embarcação movida a energia solar para ser utilizada em pesquisas e educação ambiental na Lagoa do Peri, em Santa Catarina.

A tendência é que cada vez mais a energia solar esteja presente e substitua a energia comum que é prejudicial ao meio ambiente e de alto custo. Para saber mais sobre essa fonte de energia limpa e sustentável, navegue pelo nosso site e solicite um orçamento!

 

Fonte: Portal Solar

No Comments

Post A Comment